Home / Teologia / TEOLOGIA: IMPLICAÇÕES DA CRIAÇÃO NA VIDA HUMANA

TEOLOGIA: IMPLICAÇÕES DA CRIAÇÃO NA VIDA HUMANA

Quais seriam as implicações da criação na vida humana? O livro de Gênesis inicia a história da criação com Deus e termina com o homem. Deus estava criando um ambiente não apenas propício á estadia dos seres humanos, mas um verdadeiro lar, ideal e perfeito.

Mas ao analisar as implicações da criação na vida humana, somos levados á desconfiança pois alguns podem pensar: “Que diferença isso faz? ”.  O pentateuco, que dá sustentação teológica e histórica a toda a Bíblia, e na verdade a própria Bíblia começa com a criação, relando a Deus como o Criador!

IMPLICAÇÕES DA CRIAÇÃO NA VIDA HUMANA

Veja abaixo alguns dos muitos motivos da doutrina da criação na vida humana e no que isto interfere na salvação.

  • PROTEÇÃO CONTRA IDOLATRIA

A Bíblia por diversas vezes apresenta a Deus como sendo o único digno de nosso serviço, reconhecimento e estrita obediência porque Ele é o verdadeiro Criador. Qualquer sujeição a supostos deuses que não têm o poder criador de Deus deve ser abandonada, pois são criações humanas e nada podem fazer pela humanidade.

Veja alguns textos que apoiam este conceito: I Crôn. 16:24-27; Salmos 96:5-6; Isaias 40:12-26 e 42:5-9 e 44

 

  • FUNDAMENTA A ADORAÇÃO VERDADEIRA

Por ser o Criador de todos, a Bíblia apresenta a Deus como o único digno de adoração por parte da humanidade, somos e pertencemos a Ele.

“Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador; ” Salmos 95:6

O livro de Apocalipse, em uma das últimas mensagens de advertência ao mundo antes de Jesus voltar, nos convida á adorar a Deus e O identifica como merecedor dessa adoração por ser “… Aquele que fez os Céus e a Terra, o mar e as fontes das águas. ” Apocalipse 14:7

  • DIA DE LEMBRETE

Reconhecer a Deus como Criador é tão importante que uma das implicações da criação na vida humana é que este é um Deus pessoal e que deseja se relacionar com os seres humanos.

Com este propósito, de que o homem jamais esquecesse de que há um Criador, Deus estabeleceu o sétimo dia para ser observado como dia sagrado, conforme os dez mandamentos em Êxodo 20:8-11. Textos alternativos são: Ezequiel 20:20 e Êxodo 31:13-17

  • AUTO-ESTIMA VERDADEIRA

A Bíblia ao reconhecer Deus como Criador nos informa que este nos formou á Sua imagem e semelhança, logo, cada ser humano tem valor, e valor real.

Isso implica que temos o privilégio único de poder conversar e nos relacionar com Deus, nosso Criador. Recebemos uma posição única na criação, obra-prima que coroou a semana da criação.

  • PATERNIDADE DIVINA

Ao criar a humanidade, Deus estabeleceu o conceito de família, onde cada indivíduo faz parte e todos são filhos do Pai.

“Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais? ” Malaquias 2:10

Sendo Deus nosso Pai e nós todos irmãos, este conceito é um forte antídoto contra racismo, intolerância e abuso que são tão recorrentes em nossa sociedade.

  • PROPÓSITO

Não surgimos do nada, antes, fomos criados intencionalmente por um Deus amoroso e que cuida. Não fomos deixados ao acaso, antes, todos temos um propósito de existência.

Uma das implicações da criação na vida humana é que nossa vida torna-se significativa, sem espaços para os vazios existenciais as repleta do amor do Pai que cuida.

 

CONCLUINDO:

O mesmo Deus que criou todas as coisas, as mantém a cada dia e em breve recriará nossa existência e voltaremos a desfrutar do ambiente perfeito, ideal e bem planejado que recebemos como presente.

Colossenses 1: 17: “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.”

Cada movimento, cada respiração, cada processo interno do corpo, tudo ocorre porque o poder criador de Deus ainda nos mantém, ainda cuida e ainda nos ama. Ele está envolvido na Criação, Redenção e em breve na Restauração.

“‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.”

Atos 17:28

Veja Também

O QUE PEDRO QUIS DIZER QUANDO CHAMOU SEUS LEITORES DE ELEITOS?

O que Pedro quis dizer quando chamou os seus leitores de eleitos? Seria esta uma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *