Home / Sermões e Esboços / SERMÃO: ALIANÇAS DESFEITAS – A FAMÍLIA DE OSEIAS

SERMÃO: ALIANÇAS DESFEITAS – A FAMÍLIA DE OSEIAS

Tema: Aliança Divina

Título: Alianças Desfeitas

Tese: Deus quer firmar uma Aliança com seu povo.

Alianças Desfeitas

INTRODUÇÃO:

1. Saudação – Propósitos da Semana
  2. Encontrados → Família, Igreja e Céu
  3. Quando os grupos nos decepcionam. Exemplos: Amigos, Família e Igreja

TEXTO BASE: OSÉIAS 11: 1,2 e 7 – LIÇÕES GERAIS

1. Deus compreende os conflitos existentes em sua família!
  2. Ele pode e quer restaurar você, por completo!

Não importa o quão longe você acha que foi ou as pessoas acham que você foi, a Salvação hoje ainda está sendo oferecida a você, e toda a sua realidade pode mudar. Não importam quais seus problemas, o convite será feito a você ainda hoje, e se você aceitar, também será restaurado (a) assim como o livro de Oseias diz.

1. Há esperança para você! Neste momento Ele quer de alguma forma atrair você!

A FAMÍLIA DE OSÉIAS

1. Temática de Oseías : Salvação הוֹשֵׁעַ
  2. Atrações ao redor: Oseias 2:5

Há necessidade de cuidado com as atrações fora do círculo da família. Uma simples conversa com o sexo oposto pelas redes sociais pode gerar transtornos e pesar a famílias inteiras. O que permitimos que nossos olhos contemplem e ouvidos ouçam, os contatos próximos, conversas e lugares, todos podem ser armadilhas para destruir você. Blinde sua família, sua vida espiritual.

1. Reconhecimento: Oseias 2:8

Em um relacionamento, é de extrema importância a continuidade de palavras amorosas, carinho e afeto demonstrados no período da conquista. Os elogios sinceros têm seu lugar e quando perdemos a admiração pelo que o outro faz e pelo que ele é, corremos grande risco.

1. Amor como Princípio: Oseias 3:3

Nunca desista de sua família. Na atualidade tudo está muito descartável, simplesmente troca-se uma coisa pela outra quando não está bem. E aqui está um grande problema: Coisificamos pessoas ! Pessoas não devem ser trocadas, devem ser amadas, (re)conquistadas e trazidas de volta. A família de Oseias foi restaurada pois ele seguiu as orientações de Deus para que acontecesse. Jesus quer ajudar sua família, restaurar e curar as feridas da alma.

A FAMÍLIA DE DEUS: ALIANÇA – 2,4 e 7 – ברית

1. a) Povo de Deus representado como uma Noiva/Mulher – Oseias 11: 1
  2. b) Povo de Deus constantemente quebra a Aliança – Oseias 11:2

* Desvios dos ensinamentos bíblicos

* Outros movimentos religiosos supostamente poderosos e mais atrativos

* Práticas religiosas antí- bíblicas

1. c) A provações e privações como instrumentos: Oseias 2:9

“[…] sofrimento é infligido por Satanás, mas Deus predomina sobre ele, para fins misericordiosos.” – O Desejado de Todas as Nações, pág. 471.

1. d) A atração divina: Oseias 2:14

CONCLUSÃO:

1. Você está sendo magoado por quem você ama? – Deus sentiu o mesmo, te compreende!
  2. Seus caminhos estão sendo levados para longe de Deus, O magoando? – Há salvação hoje!
  3. Renove agora mesmo sua aliança com Deus. O que será necessário para isso?
  4. Ele se alegra com sua vinda, com suas decisões, com sua salvação!

APELO:

1. Não há condição humana que Jesus não possa restaurar!
  2. Entregue hoje sua vida a Jesus.
  3. Ilustração: … !
  4. É verdade que há muitas coisas que decepcionam você. Há outras que têm atraído seus gostos e te levado a praticar novos comportamentos e ter prazer em novas coisas. É possível também que neste momento você entenda que tem quebrado a aliança com Deus, com sua família e vive em conflitos. Hoje, agora mesmo, Jesus Cristo através do poder que conquistou na Cruz te convida a aceitar sua ajuda. Tudo que aconteceu nesta programação foi Jesus tentando atrair você. Você vai resistir?