Home / Teologia / QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

Quem é o Espírito Santo?

Esta é uma pergunta muito comum no meio cristão e até mesmo fora dele. Seria o Espírito Santo uma força ou poder impessoal, a força ativa de Deus ou o ministério dos anjos como alguns alegam?

A igreja primitiva entendia o Espírito Santo como uma pessoa, como podemos observar em textos bíblicos como abaixo:

“Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós…” Atos 15:28

Jesus Cristo o considerava como uma pessoa distinta, Ele disse que o Espírito Santo atuaria em Seu favor pois, nas palavras de Jesus, “Ele me glorificará, porque há de receber do que é Meu, e vo-lo há de anunciar. ” João 16:14

Alguns outros textos são úteis para identificar que na Bíblia, características pessoais são atribuídas ao Espírito Santo, citaremos alguns destes textos abaixo:

“O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. ” Gênesis 6:3

“Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer. ” Lucas 12:12

“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”. João 16:8

Além dessas atividades, o Espírito Santo dirige a igreja (Atos 12:2), auxiliar e intercede (Romanos 8:26), inspira (II Pedro 1:21) e auxiliar no processo de santificação (I Pedro 1:2).

Todas essas atividades e características não podem pertencer a uma força impessoal, um poder ou influência. Somente uma pessoa, Alguém. O Espírito Santo é verdadeiramente Deus, a terceira Pessoa da Divindade, o único Deus verdadeiro.

Uma das características mais interessantes é que Ele é o Consolador! Quantas vezes você precisa de conforto e consolo diante das dificuldades dessa vida? Quantas vezes em meio á dor e sofrimento você busca refúgio!

A boa notícia é que você não está sozinho (a), o Espírito Santo é o maior consolador do universo, está disposto a cuidar de você, Ele pode! Ele sabe! Ele quer! – Você irá permitir que Ele realize Sua Obra agora?

Seu coração será cheio de alegria, de paz e perdão! Ele te ama!