Home / Estudos Bíblicos / O QUE PEDRO QUIS DIZER QUANDO CHAMOU SEUS LEITORES DE ELEITOS?

O QUE PEDRO QUIS DIZER QUANDO CHAMOU SEUS LEITORES DE ELEITOS?

O que Pedro quis dizer quando chamou os seus leitores de eleitos? Seria esta uma predestinação? Vejamos abaixo:

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
1 Pedro 1:2

Neste ponto é necessário ter cuidado. Isto não significa que Deus tenha predestinado algumas pessoas para a salvação e outras para a perdição eterna. A Bíblia não dá base para esse ensino.

Veja os textos abaixo por exemplo:

“Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.”
1 Timóteo 2:4

  • O desejo de Deus é que todos sejam salvos, porém esta não é a determinação divina, pois como veremos abaixo é possível que o homem se perca por suas próprias escolhas.

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”
2 Pedro 3:9

  • Novamente o texto declara sobre o desejo de Deus que todos sejam salvos, ou seja, que nenhum se perca. Mas esta salvação está condicionada ao arrependimento.

” Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

  • Este é um dos textos principais da fé cristã. Ele ensina que Deus amou a todas as pessoas, não apenas algumas delas e que o plano de salvação se efetiva na vida daqueles que acreditam nEle. Não há espaço para predestinação e sim para o desejo de Deus de salvação de todos mas condicionado á aceitação humana.

“Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?”
Ezequiel 33:11

  • Deus jamais predestinaria alguns para a perdição já que Seu próprio caráter é amor puro e perfeito. Ele não tem prazer que o ímpio sofra as consequências finais de sua impiedade, a saber: morte e perdição (Romanos 6:23) mas há um caminho para que ele não se perca, ou seja, todos podem se salvar. Basta arrepender-se, escolher.

Sendo assim, todas as pessoas foram eleitas por Deus para a salvação mas infelizmente nem todas aceitarão este plano. Este foi um plano em favor de todas as pessoas, preparado antes mesmo da criação veja só:

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.” Efésios 1:4

Todas as pessoas são eleitas significando que o desejo e plano de Deus foi que todos fossem salvos, ninguém se perdesse. Assim, ele predestinou toda a humanidade para a vida eterna, Seu plano de salvação foi suficientemente poderoso e abrangente em todas as épocas e para todas as pessoas.

A presciência de Deus simplesmente é Seu conhecimento antecipado de qual será a escolha das pessoas em relação á salvação. De forma alguma a presciência de Deus determina ou força a escolha e atitudes de alguém.

Por exemplo, quando uma mãe sabe antecipadamente qual será a escolha escolha de seu filho entre bolo ou sorvete, não faz com que seu conhecimento obrigue a criança a escolher assim, ela apenas o conhece.

Mas, tão importante quanto saber sobre o conhecimento pleno de Deus sobre você é saber qual será sua decisão em relação a salvação. Deus fez, faz e fará a parte dEle e Seu desejo intenso é alcançar você:

Qual será sua decisão?

 

 

 

 

Veja Também

TEOLOGIA: 4 EVIDÊNCIAS DE QUE A CRIAÇÃO OCORREU EM DIAS LITERAIS

Quais evidências da literalidade dos dias da criação? Há razões para acreditar que o relato ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *