Home / Teologia / O ESPÍRITO SANTO E A REVELAÇÃO

O ESPÍRITO SANTO E A REVELAÇÃO

O ESPÍRITO SANTO E A REVELAÇÃO:

Como seres humanos temos muitas limitações, tais como sermos incapazes de discernir coisas espirituais por nós mesmos e nossa natureza ser caída, finita e facilmente enganada. Depois da queda do homem em pecado, nunca poderíamos chegar ao conhecimento de Deus e de Sua vontade através dos meios naturais. Por isso, precisamos da revelação de Deus.

CONCEITO DE REVELAÇÃO:

Escrevemos um artigo sobre a revelação e como ela funciona, seu título é:

Basicamente revelação é um processo que se inicia em Deus para tornar conhecidas aos homens Seu caráter e vontade, assim nós, desvendamos ou descobrimos o que antes, por nossa visão falha e finita, estava oculto.

O AGENTE DA REVELAÇÃO:

É o Espírito Santo o agente ativo da revelação de Deus e este deu origem ás Sagradas Escrituras, veja em 2 Pedro 1:19-21:

“Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês.

Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo. ”

Temos a garantia de que todo o conteúdo registrado na Bíblia teve sua origem no Espírito Santo, sem interferência do pecado em sua mensagem essencial. Os profetas e escritores dos livros bíblicos foram os instrumentos de Deus, ou seja, canais da revelação que veio de Deus e não os originadores dela.

Sendo a Bíblia de origem divina, através da atuação do Espírito Santo, ela possui, portanto, a autoridade máxima sobre a vida humana, pois a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a comunicação entre Deus e o homem antes separados pelo pecado (Isaías 59:2).

CONCLUSÃO:

Através da revelação Deus garantiu:

  • Que a comunicação com o homem e a história da queda, plano da salvação e solução do pecado fossem preservadas entre as gerações.
  • Sua Pessoa se tornasse conhecida pelo homem cuja natureza é pecaminosa e logo se esqueceria completamente – ou ignoraria – Sua existência
  • Sua vontade para o homem fosse mantida como um guia seguro de cada detalhe da vida.
  • Forneceu um padrão de vida e que aprendêssemos com os erros e acertos dos homens e mulheres dos tempos bíblicos.

COMUNIQUE A PALAVRA: Hoje a Bíblia já está escrita, ou seja, o cânon bíblico está encerrado, mas você pode ser usado pelo mesmo Espírito Santo para dar vida aos textos bíblicos, para consular, guiar e revelar Deus aos que te cercam. Você pode compartilhar um verso hoje com seu amigo?

Veja Também

O QUE PEDRO QUIS DIZER QUANDO CHAMOU SEUS LEITORES DE ELEITOS?

O que Pedro quis dizer quando chamou os seus leitores de eleitos? Seria esta uma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *