Home / Teologia / TEOLOGIA: 4 EVIDÊNCIAS DE QUE A CRIAÇÃO OCORREU EM DIAS LITERAIS

TEOLOGIA: 4 EVIDÊNCIAS DE QUE A CRIAÇÃO OCORREU EM DIAS LITERAIS

Quais evidências da literalidade dos dias da criação? Há razões para acreditar que o relato da criação é a descrição de 6 períodos de tempo, geralmente entendidos como 1000 anos? Abaixo apresentamos 4 evidências de que a criação ocorreu em dias literais.

A CRIAÇÃO: FRUTO DO AMOR DE DEUS

A criação faz parte da revelação geral de Deus, inclusive recomendamos ler o artigo xxx, mas também revela uma das características mais marcantes de Deus: o amor! I João 5:8 diz que “Deus é amor”, ou seja, Ele não faz coisas amorosas apenas, Ele é o próprio amor.

No amor necessariamente existem 2 objetos: quem ama e o objeto do amor. Fomos criados não apenas para amar a Deus mas para que Deus nos amasse, e de tal maneira que nos trouxe à existência.

4 EVIDÊNCIAS DE QUE A CRIAÇÃO OCORREU EM DIAS LITERAIS

  1. Expressão “tarde e manhã”:

A expressão e variações que acompanham o relato do Gênesis é típica da forma como o povo de Deus no Antigo Testamento media o tempo, sinalizando dias individuais, ou seja, dias literais de 24 horas. Como exemplo, podemos observar os versos abaixo:

“Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado. ” Levíticos 23:32

“sacrifiquem-na apenas no local que ele escolher para habitação do seu Nome. Ali vocês oferecerão o sacrifício da Páscoa à tarde, ao pôr do sol, na data da sua partida do Egito. ” Deuteronômio 16:6

O texto bíblico não abre margem para entendermos as expressões e similares como literais em um momento e no outro não, especialmente por não se tratarem de conteúdo profético.

  1. Original Hebraico

A palavra hebraica para o que lemos como “dia” em nossas traduções é “yom”. Esta palavra hebraica, quando acompanhada de um numeral definido, sempre significa um dia de 24 horas, ou seja, literal. Veja nos textos abaixo em que a palavra “yom” ocorre:

“No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram..” Gênesis 7:11

“Toda a comunidade de Israel partiu de Elim e chegou ao deserto de Sim, que fica entre Elim e o Sinai. Foi no décimo quinto dia do segundo mês, depois que saíram do Egito. ” Êxodo 16:1

 

  1. Os Dez Mandamentos

Os dez mandamentos, em especial o quarto, são uma das 4 evidências de que a criação ocorreu em dias literais. No 4º mandamento Deus apresenta que o sétimo dia (Yom) serviria como lembrete da criação, ou seja, um dia de 24 horas para lembrar do sétimo dia (yom) que Deus descansou no clímax de Sua obra, dia este que estava em conexão direta com os 6 dias anteriores.

O quarto mandamento não faria sentido algum se representasse cada dia da criação como sendo longos períodos de tempo e anos.

  1. Idade de Adão

A narrativa da história humana escrita por Moisés sob inspiração, continua contando a história de adão até que este morre. Moisés diz que ele possuía 930 anos quando veio a falecer. Veja:

“E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu. ” Gênesis 5:5

Se cada dia da criação equivale a longos períodos de tempo, como 1000 anos, e Adão foi criado na tarde do sexto dia. Já no primeiro dia de sua existência, o sábado, ele teria mais anos do que de toda sua existência.

CONCLUSÃO:

Em nossa busca por 4 evidências de que a criação ocorreu em dias literais, identificamos que os dias mencionados no relato da Bíblia são literais, de 24 horas. Em Seu infinito amor, Deus desejou compartilhar de Seu cuidado com a humanidade e preparou um ambiente perfeito para nossa habitação.

Grande poder demonstrado por Deus! O mesmo Deus que nos criou, nos preserva e sustenta. Ele ama você.

Veja Também

O QUE PEDRO QUIS DIZER QUANDO CHAMOU SEUS LEITORES DE ELEITOS?

O que Pedro quis dizer quando chamou os seus leitores de eleitos? Seria esta uma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *